• Categoria: Cultura

Meninas Curiosas, Mulheres de Futuro

Captura de tela 2024 04 02 105455

Com inscrição gratuita e focada para pessoas de 10 a 15 anos, a iniciativa desperta curiosidade, engajamento e pertencimento dos participantes nas áreas de STEM (Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática), que têm baixa representatividade feminina, por meio de instalações imersivas promovendo experiências com inteligência artificial, realidade virtual e realidade aumentada

-  De 1º a 5 de abril, a Praça Lampadosa, em Porto Alegre, é o endereço da expedição “Meninas Curiosas, Mulheres de Futuro”, idealizada pela plataforma de conhecimento Força Meninas. Posteriormente, a carreta segue para as cidades de Montenegro, Santa Rosa e Horizontina, no Rio Grande do Sul. A iniciativa promove atividades para apresentar histórias inspiradoras de mulheres em diversas áreas da ciência para crianças de 10 a 15 anos, além de despertar a curiosidade e incentivar meninas a ingressarem em carreiras com baixa representatividade feminina, especialmente ciências, tecnologia, engenharia e matemática, por meio de apresentações teatrais e espaços interativos. O projeto é uma realização Força Meninas em parceria com o Ministério da Cultura - Governo Federal, viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura, com patrocínio das empresas John Deere, ArcelorMittal - Fundação ArcelorMittal e Novelis.

O visitante circula por instalações imersivas que passam pelos princípios do processo criativo, da inovação e da inventividade, com criação e curadoria de Déborah De Mari, fundadora da Força Meninas. A ideia é mostrar para as crianças a beleza do detalhe e, ao mesmo tempo, a complexidade do mundo em que vivemos. O desejo é que as garotas saiam da experiência compreendendo a importância de ingressarem em áreas estratégicas, como Ciências, Engenharia e Tecnologia, para transformar positivamente o presente e o futuro.

Ao término do programa, será entregue a cada participante um livreto escrito por Déborah De Mari, que narra a vida de dez mulheres de destaque nas carreiras de STEM. Dentre elas estão a engenheira Carol Shaw (pioneira no desenvolvimento de jogos eletrônicos) e a bióloga e educadora Bertha Lutz.

A iniciativa rodará diversos estados, durante dois meses, passando por Porto Alegre, Montenegro, Santa Rosa, Horizontina (RS), Lorena, São José dos Campos, Pindamonhangaba (SP), Barra Mansa (RJ) e Santos Dumont (MG). Ficará quatro dias em cada cidade e as apresentações terão também transmissão em Libras e infraestrutura acessível para pessoas com deficiência (PcD).


“A expedição tem o intuito de oferecer inspiração e despertar o interesse desses alunos em áreas que são foco das profissões do futuro. Nosso objetivo é levar um mix de diversas tecnologias como realidade virtual, realidade aumentada e até inteligência artificial por meio da metodologia STEAM. A exposição interativa combinada à força da linguagem teatral tem a função de despertar a vontade de aprender dos estudantes de maneira inovadora em atividades que conectam o mundo real ao como e o porquê de profissões do futuro’’ conta Déborah De Mari, fundadora do Força Meninas e idealizadora do projeto

“O projeto é para meninas e meninos, nós acreditamos que a participação dos garotos é essencial na construção de um futuro mais igualitário para todos. Para este ano, trouxemos uma nova abordagem, desenvolvida a partir do estudo da última edição. Vamos conversar com uma faixa etária um pouco mais velha, que já está em busca de possibilidades de profissões. E também substituímos as oficinas por estações interativas, como um museu imersivo e colaborativo'', complementa.

 
As crianças interessadas precisam retirar o convite pelo Sympla e participar das atividades acompanhadas de um adulto responsável.

Lançada em 2022, a Expedição Meninas Curiosas, Mulheres de Futuro  já impactou mais de 37 mil estudantes de escolas públicas. Neste ano, retorna como exposição itinerante e deve alcançar mais de 40 mil estudantes em quatro regiões do país.

 

Espetáculo Infanto Juvenil: Uma Janela Para O Mundo

  • Direito Autoral: Déborah De Mari
  • Direção Artística: Cia Realejo
  • Direção de Produção: Marly Silva
  • Elenco: Thai Leão, Dama Valentin, Carol Moreno e Maggie Abreu
  • Cenário: Results Marketing, Like Produções e Força Meninas
  • Figurino: Bruna Recchia
  • Operador de Som: Ricardo de Oliveira
  • Produção Geral: Força Meninas

Estações interativas:

 

1. Pequeno Grande Mundo

 Os estudantes terão a oportunidade de visualizar imagens em alta definição captadas por  telescópios e microscópios. O objetivo é fazer com que conheçam e explorem os sistemas que existem na perspectiva micro e macro fazendo uma comparação entre o sistema solar em imagens no Telescópio Hubble e imagens capturadas por microscópios de alta definição, como de células humanas, vegetais, além de materiais como aço, etc. 

Além disso, os alunos terão acesso às diferenças matemáticas das estruturas que estão analisando, como por exemplo: dimensão do Planeta Terra versus a dimensão de uma célula de sangue humano.

2. Bússola de Carreiras

Os alunos colocarão a mão na massa e conhecerão o conceito de realidade virtual por meio de uma vivência de ambiente de trabalho. Usando óculos de realidade virtual, terão acesso a experiências que lhes permitirão vivenciar as profissões de engenheira, astronauta,  biomédica, piloto de avião e designer de animação.

3. Futuro Eu

Futuro Eu é uma estação de arte participativa que explora os fundamentos daquilo que molda os estudantes como indivíduos. Um sistema visual utiliza composição de cores, linhas e grades para estimular os alunos a relacionarem escolhas cotidianas de vida e profissões que podem moldar o presente e o futuro.

O que me faz pensar, o que me faz feliz, o que me deixa triste, o que me faz querer mudar, o que é importante para mim? Uma destas perguntas é representada por um fio de cor diferente e pode ser respondida conectando palavras relevantes.

No final, a cada sessão os participantes tornam-se os criadores de uma colorida obra de arte que também será disponibilizada em formato digital no site da iniciativa.

4. Meninas Curiosas, Mulheres de Futuro

Nesta estação, os participantes ouvirão a história de quatro meninas inspiradoras premiadas pela Força Meninas e descobrirão como elas criaram soluções inovadoras em uma área de ciência, tecnologia, engenharia e matemática para mudar problemas que elas enxergaram no mundo. Além disso, os alunos poderão enviar palavras que remetem a seus sentimentos e emoções nesta experiência. Ao final, as mensagens digitadas ou gravadas serão transformadas em um manifesto coletivo pela IA, inteligência artificial, que também estará disponível no site aos interessados, quando terminar a expedição.

5. Mude o Mundo LAB

As desigualdades sociais e a baixa representatividade de meninas e pessoas em situação de vulnerabilidade são uma realidade nas áreas STEAM.  Para mudar essa situação convidamos os alunos a interagirem com as formas geométricas para a compreensão dos dados que mostram as diferentes realidades. Ao final desta atividade, cada grupo de participantes criará um infográfico sobre o tema que escolheram  em uma tela magnética. O objetivo da atividade é explorar conceitos matemáticos e dar visibilidade a promissora carreira de cientista de dados, além de promover reflexões sobre pensamento crítico e trabalho em equipe.

Tagged under: cultura,

FASHION

ROTEIRO

GERAL

CULTURA

News

DIA DOS PAIS: MARY K…

25-07-2022 Acessos:0 Dicas de Beleza e Saúde Erick Wolff∞

DIA DOS PAIS: MARY KAY TRAZ PRESENTEÁVEIS

Mary Kay sugere presentes para pais gentis, descontraídos, carismáticos, elegantes, esportistas e modernos, veja algumas dicas:    Para os pais gentis, autênticos e protetores, que assumem diversos papéis em sua vida,...

Leia mais