Quem disse que a cor cinza é antiga e sem graça? Pois agora ela está em alta e tem sido a preferida de pessoas conectadas com o mundo da moda, que estão adotando o tom em seus cabelos, na decoração de ambientes e até em seus carros.
Celebridades, incluindo a cantora Rihanna e a atriz e modelo Cara Delevingne, estão tingindo suas madeixas de cinza. A hashtag #GrannyHair (Cabelo da Vovó) tem mais de 250 mil posts no Instagram e a modelo Lyn Slater, de 63 anos, que exibe cabelos cinzas naturais, seguiu o passo das supermodelos Cindy Crawford, Claudia Schiffer e Naomi Campbell e assinou um contrato com a prestigiosa agência de modelos Elite.
Mas o cinza não está conquistando apenas o circuito da moda. A cor também tem sido a preferida dos consumidores da Ford na Europa, tirando o primeiro lugar do branco, que ocupou o topo do pódio no ano passado. A fabricante oferece atualmente oito diferentes versões de cinza para consumidores do mercado europeu, mas já contou com mais de 50 tons de cinza em todo o mundo desde a década de 1990.
 
Mercado brasileiro
Segundo Adília Afonso, supervisora de Design da Ford América do Sul, o cinza começou a ganhar destaque por aqui no ano passado, principalmente no mercado de tintas imobiliárias, e a tendência também se aplica aos carros. “Uma cor neutra permite ‘brincar’ com móveis eacessórios mais coloridos. Além disso, dependendo da tonalidade, o cinza traz sofisticação ao ambiente. Não é à toa que o interior de nossos automóveis varia de cinza médio até o preto”,  afirma.
Embora as vendas de modelos na cor cinza não ultrapassem as do branco, prata e preto, ela argumenta que o volume é interessante. “Diferentemente do mercado da moda, nos automóveis a cor cinza é inovada constantemente com pigmentos de efeito metálico e perolizado que valorizam o design da carroceria, destacando as áreas de luz e sombra”, diz.
No Brasil, a Ford oferece hoje duas opções de cinza em sua linha: o cinza Ubatuba para o Focus e o cinza Moscou para Focus, Fusion, Edge e Ranger. Para se ter uma ideia de participação no mix de cores destes modelos, de janeiro a abril deste ano, 20% dos Focus vendidos tinham a cor cinza e, para a Ranger, o mix foi de 11,5%.
Segundo Adília, quando o mercado de automóveis começou a ficar saturado de branco, prata e preto, o consumidor procurou o cinza como opção entre as cores neutras. “É uma cor para quem não quer se destacar na multidão e, ao mesmo tempo, por ser atemporal, facilita a revenda do veículo. Cores neutras nunca saem de moda, podem até ter seu volume de vendas reduzido, mas é uma compra segura”, comenta.
            Mais que estilo e conforto, o cinza traz também conotações cerebrais, diz Laurie Pressman, vice-presidente do Pantone Colour Institute. “Pensativo e contemplativo, o cinza é a cor do intelecto. Nós chamamos o cérebro de massa cinzenta, associando essa cor com a busca da verdade, do conhecimento e da sabedoria”.
 
Curiosidades
·         Henry Ford, em sua frase famosa, disse que o Modelo T podia ser comprado em “qualquer cor, desde que fosse preto”. Mas quando o carro foi lançado, em 1908, tinha também a opção cinza.
·         A Ford oferece hoje dois tons de cinza em sua linha no Brasil, o Ubatuba (Focus Hatch e Fastback) e o Moscou (Focus Hatch, Focus Fastback, Fusion, Edge e Ranger).
·         Estilistas como Celine e Kate Spade estão contratando modelos acima de 50 anos para seus desfiles.
·         Em janeiro, a modelo Carmen Dell’Orefice, de 85 anos, empolgou a plateia ao fechar o desfile de Guo Pei em Paris
·         Como a procura pelo cinza não dá sinais de queda, a Pantone adicionou novos tons na sua paleta de Moda, Casa e Interiores – vejaaqui.
 
FORD BRASIL 
A Ford Motor Company está estabelecida no Brasil desde 1919, onde mantém as marcas automotivas Ford, Ford Caminhões e Troller e uma estrutura de 11.500 empregados e quatro fábricas, além do Campo de Provas de Tatuí. Para mais informações sobre os produtos da Ford, acesse http://www.ford.com.br.
 
SOBRE A FORD MOTOR COMPANY
A Ford Motor Company é uma empresa global automotiva e de mobilidade, com sede em Dearborn, Michigan, nos Estados Unidos. Com cerca de 202.000 empregados e 62 fábricas no mundo, tem como principais atividades o projeto, manufatura, marketing, financiamento e serviços da linha completa de carros, caminhões, SUVs e veículos elétricos da Ford, assim como dos veículos de luxo da Lincoln. Ao mesmo tempo, a Ford investe agressivamente em oportunidades emergentes por meio do Ford Smart Mobility, plano da empresa para ser líder em conectividade, mobilidade, veículos autônomos, experiência do cliente e análise de dados. A empresa fornece serviços financeiros por meio da Ford Motor Credit Company. Para mais informações sobre a Ford, seus produtos globais ou a Ford Motor Credit Company, acesse o www.corporate.ford.com.
0
0
0
s2sdefault